Especializadas

INFORMÁTICA-PROFESSORA KELLY SCHIAFFINO

  A PROPOSTA NÃO É APENAS ENSINAR A MANUSEAR O TABLET, MAS UTILIZAR AS TECNOLOGIAS EM FAVOR DA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NÃO A LIMITAÇÃO DE UMA CAPACITAÇÃO TÉCNICA NO DOMÍNIO DA MÁQUINA.

  TRABALHANDO DE FORMA LÚDICA COM JOGOS (APLICATIVOS) INTEGRADOS AOS CONTEÚDOS ESTUDADOS EM AULA PELAS PROFESSORAS. FUNCIONA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ONDE A CRIANÇA SE DIVERTE AO MESMO TEMPO EM QUE APRENDE. DESTA MANEIRA, OBSERVA-SE QUE OS APLICATIVOS CONTRIBUEM PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, POIS PERMITEM A BRINCADEIRA E A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS MENTAIS QUE DESENVOLVEM SUA HABILIDADES COGNITIVAS.

 

 

 

OFICINA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAFETIVO - PSICÓLOGA ANA CLARA CESTARI

  A OFICINA DE EXPRESSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIOAFETIVO TEM COMO PROPOSTA TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA, FOCADO NA PROMOÇÃO DE SITUAÇÕES EM QUE AS CRIANÇAS POSSAM EXPRESSAR E DESENVOLVER HABILIDADES DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR.

  A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É UM ASPECTO IMPORTANTE NA VIDA DE UMA PESSOA. POSSUIR ESSA INTELIGÊNCIA FAVORECE AS RELAÇÕES COM OS DEMAIS E CONSIGO MESMO, MELHORA A APRENDIZAGEM , FACILITA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FAVORECE O BEM-ESTAR PESSOAL E SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É COMPOSTA POR UM CONJUNTO DE COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS QUE ESTÃO RELACIONADAS COM A CAPACIDADE DE ADMINISTRAR DE MANEIRA ADEQUADA COM AS PRÓPRIAS EMOÇÕES E COMPREENDER AS EMOÇÕES ALHEIAS. O QUE CHAMAMOS DE COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS SÃO ATITUDES, CAPACIDADES, HABILIDADES , CONHECIMENTOS QUE SÃO NECESSÁRIOS PARA COMPREENDER E EXPRESSAR DE FORMA APROPRIADA OS NOSSOS SENTIMENTOS (ALZINHA ET AL, 2009).

  ESTA INTELIGÊNCIA COMEÇA A SER CONSTRUÍDA NA INFÂNCIA, ACREDITA-SE QUE A ESCOLA É UM LOCAL QUE POSSIBILITA SITUAÇÕES PARA APRENDIZAGENS DAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS. A FAIXA ETÁRIA DE 3 A 6 ANOS É UMA FAIXA ETÁRIA ENCANTADORA. É UMA FASE NO QUAL AS CRIANÇAS ADORAM FALAR E CONVERSAR. GOSTAM MUITO DE BRINCAR DE FAZ-DE-CONTA, DESENHAR, INVENTAR HISTÓRIAS, SITUAÇÕES E PERSONAGENS. A CRIANÇA COMEÇA A MOSTRAR QUE TEM OPINIÃO E VONTADE. APRENDE A FAZER SUAS ESCOLHAS.

  A OFICINA TEM COMO PROPOSTA AUXILIAR AS CRIANÇAS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS, NECESSÁRIAS PARA QUE NO FUTURO SEJAM PESSOAS QUE POSSUAM UMA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. AS VIVÊNCIAS DENTRO DA ESCOLA SÃO ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO. AS AMIZADES, AS RELAÇÕES, OS CONFLITOS E DESAFIOS QUE ACONTECEM NA ESCOLA REPRESENTAM UM APRENDIZADO CONSTANTE. "DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR A CRIANÇA CRESCE ENQUANTO SUJEITO, A APRENDIZAGEM É MUITO MAIS COMPLEXA DO SE IMAGINA, VAI ALÉM DO QUE É PRETENDIDO EM CADA DISCIPLINA E ANO ESCOLAR. É ATRAVÉS DA RELAÇÃO COM SEUS PARES QUE A CRIANÇA APRENDE A DIVIDIR, A AGUARDAR SUA VEZ E A RESPEITAR O OUTRO (HARTUP, 1996 APUD SAUD; TONELOTTO, 2010).

  AS OFICINAS ACONTECEM COM AS TURMAS A PARTIR DE MIII. NA PARTE DA MANHÃ OS ENCONTROS TÊM COMO INTUITO APRENDIZAGEM DA NOMEAÇÃO E DESCOBERTAS DAS EMOÇÕES. TUDO ISSO É FEITO DE FORMA LÚDICA, COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, CONVERSAS SOBRE AS EMOÇÕES. O NÍVEL A E O NÍVEL B POSSUEM UM PERÍODO POR SEMANA A TARDE COM A PROPOSTA DE TRABALHAR HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS REFERENTE A CADA FAIXA ETÁRIA.

 

 

 

CAPOEIRA - PROFESSOR SORRIDENTE

  É NA VERTENTE RELACIONAL QUE O PROJETO PEDAGÓGICO DA CAPOEIRA É EMBASADO. CONFERINDO-O TRÊS OBJETIVOS GERAIS E IMPRESCINDÍVEIS, QUE SÃO: EXPERIMENTAÇÃO CORPORAL MÚLTIPLA E VARIADA: ESTÍMULO A VIVÊNCIA SIMBÓLICA, COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA.

  O INSTRUMENTO OFERECIDO PARA ESTA VARIEDADE DE MOVIMENTOS DE CULTURA É A CAPOEIRA, QUE BUSCA SE MOLDAR CONFORME SEU AMBIENTE SEM PERDER SUAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS E SUA ESSÊNCIA. A MALEABILIDADE DA CAPOEIRA REFLETE A VARIABILIDADE DE ESTÍMULOS E RESPOSTA DO DIA A DIA, E UM ATRATIVO PARA AS CRIANÇAS EM FASE DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SÓCIO AFETIVO DE SÍMBOLOS E IMITAÇÕES. E A MUSICALIDADE DA CAPOEIRA E A NECESSIDADE DO GRUPO SOCIAL PARA A SUA REALIZAÇÃO LHE TORNAM UM INSTRUMENTO IMPAR AOS OBJETIVOS DESENVOLVIMENTISTAS DESTA FASE.